Dicas para suas férias em uma longa viagem

 

Não importa qual o tipo de condução, carro, ônibus ou avião devemos estar atentos a nossa coluna, pois durante longos períodos em uma mesma posição, erros posturais e alguns fatores de risco como sedentarismo, movimentos repetitivos, tensão muscular, falta de flexibilidade podem gerar incômodos para sua viagem de lazer.

Nessas viagem longas devemos proteger principalmente nossa coluna, para tanto, é necessário nos posicionar de forma correta no banco do carro, acento do ônibus ou avião. Devemos sentar sobre os ísquios (ossinhos do bumbum) de forma que mantenha um alinhamento adequado da coluna. Quanto aos pés, não deixe de movimentá-los a cada 15 minutos, pelo menos. Isso serve para estimular a circulação, evitando varizes e formigamento.

Para as pessoas que vão viajar de carros, algumas dicas: sente no banco do carro, sente sobre os ísquios, tente manter o alinhamento da coluna, depois disso ajuste o banco, as pernas e os braços devem ficar a uma distância adequada dos pedais e volante (a distância não deve ser nem longe e nem perto, pois evita tensões desnecessárias) e, após esses procedimentos, arrume seu espelho retrovisor. Se durante o trajeto o motorista perceber que não está enxergando bem pelo espelho retrovisor é sinal que saiu da posição adequada e deve realinhar o corpo, ou até mesmo fazer uma breve parada e alongar dentro e/ou fora do carro.

Já as pessoas que vão viajar de ônibus a dica é mudar de posição, isso porque os bancos reclinam e deixando a coluna mais relaxada quando se deita. Alem do mais os assentos são maiores comparados de um carro e oferecem maiores espaços para esticar as pernas e até mesmo fazer alguns tipos de alongamentos. Em média de 30 min em uma mesma posição nosso corpo já apresenta algum sinal de cansaço, com isso vem àquela vontade de alongar.

E para as pessoas que irão viajar de avião deve-se cuidar a inclinação da poltrona. O ideal é aproximadamente 90º. Vale lembrar que o viajante deve sentar sobre os ísquios, com os pés apoiados no chão formando um ângulo 90º entre quadril e joelhos. Outro segredo é manter esta posição ereta e manter uma contração abdominal. A cada hora de viagem colocar um travesseiro ou uma almofadinha por 15 min na região lombar para ajudar a manter a curvatura fisiológica e previne tensões.

Mas, vale lembrar que o mal-estar trazido por viagens é de curta duração. Em um ou dois dias, já foi embora. Já as dores persistentes são reflexos de nossos maus hábitos e para curá-las, é preciso aprender a reutilizar o nosso corpo, sem vícios de postura. Se algum desconforto incomodar por mais de três meses seguidos, procure imediatamente um ortopedista ou um fisioterapeuta.

Outras dicas: é bom sempre lembrar que a bagagem merece atenção. “Mochilas penduradas em um só ombro e malas de rodinhas muito baixas devem ser evitadas. Alterne o braço com o qual carrega ou puxa a bagagem” e também muito importante: evite fazer força excessiva com o transporte das malas. O alongamento é excelente alternativa de prevenção das tensões musculares e, de tempos em tempos, é saudável realizar exercícios específicos, para evitar dores musculares e articulares, além de problemas circulatórios.

 

Dentro do carro

Sentado, cruzar uma das pernas sobre a outra fazendo um 4 . Inclinar levemente o corpo para frente (mantendo a coluna reta). Ficar nesta posição por 30 segundos. Repetir do outro lado.

Objetivo: relaxamento e alinhamento da pelve, coluna lombar e prevenção de problemas nos joelhos.

Saiba mais: esta região tem pontos de tensão muito profundos, que podem irradiar dor para o rosto, os braços e a coluna.

 

Fora do carro

Em pé, pés paralelos e unidos, entrelaçar os dedos e colocar as mãos na nuca. Na expiração, fazer uma tração em direção ao teto ao mesmo tempo em que apóia os pés contra o chão. Repetir 3 vezes.

Objetivo: tracionar a coluna, ganhar espaço entre as vértebras e solicitar a musculatura profunda.

 

Movimento Enrolamento em pé

Em pé, pés paralelos, joelhos um pouco dobrados, mãos atrás da cabeça. Ir puxando a cabeça para baixo, fazendo um enrolamento da coluna. Quando chegar na altura do quadril; soltar as mãos em direção ao chão. Fazer 5 respirações suaves e longas e, em cada respiração, arrebitar o bumbum para o teto.

 

Contudo essas são apenas algumas dicas para uma boa viagem de férias, aproveite, descanse e divirta-se.

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